O Lightyear 0 (zero), aquele que será um dos carros alimentados a energia solar mais avançados do mundo, será o automóvel mais eficiente em termos aerodinâmicos de todos os modelos de produção em série. Este modelo chegará às estradas dentro de dois meses em número limitado.

A marca anunciou que o seu primeiro veículo, o Lightyear 0 terá um coeficiente de arrasto de 0.175 Cd, permitindo-lhe por isso ser mais eficiente e percorrer mais quilómetros entre cada ciclo de carregamento.

Aquele valor foi confirmado pela FKFS, que verificou num dos seus túneis de vento em Estugarda, na Alemanha, a competência aerodinâmico do Lightyear 0 de acordo com o ciclo de homologação WLTP. Este veículo solar assenta o seu desenvolvimento em três parâmetros: aerodinâmica, resistência de rolamento e motores, demonstrando já que no capítulo do desenho, obtém um valor recorde em termos de resistência ao ar.

Segundo a marca, em velocidades de autoestrada, a aerodinâmica representa cerca de 60% de todo o consumo energético, sendo por isso importante contar com um formato que lhe permita ‘deslizar’ por entre o vento. Assim, adota um formato muito esguio como uma lágrima, inspirando-se nalguns dos conceitos-chave da natureza.

Porém, no que diz respeito a automóveis de estrada, o Lightyear 0 apenas fica atrás do Mercedes-Benz EQXX (0,170 Cd), mas este último é um protótipo criado precisamente para mostrar as competências da aerodinâmica e do baixo peso na melhoria da eficiência e dos consumos energéticos.

O Lightyear 0 contará com uma bateria de 60 kWh, que não sendo enorme, lhe garante uma autonomia em ciclo combinado WLTP de 625 quilómetros, embora argumente uma autonomia prática em condução real superior aos 1000 quilómetros (com base num dia de trabalho em Amesterdão em percursos a rondar os 50 quilómetros diários). A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em cerca de 10 segundos, para uma velocidade máxima de 160 km/h. Os painéis solares montados no veículo incrementam a autonomia diária em 70 quilómetros.

A marca argumenta ainda que todos os ensinamentos recolhidos por este modelo (que entrará em produção dentro de dois meses em número limitado) serão depois aplicados no desenvolvimento do Lightyear 2, que tem chegada prevista ao mercado em 2025.

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