O primeiro carro de Bruce Springsteen, um Chevrolet Bel Air Convertible, foi vendido em leilão por 350.000 dólares (cerca de 335.345 euros), um valor bem acima daquele que o ‘Boss’ pagou em 1975 quando o adquiriu.

Este Chevrolet é, com efeito, uma parte integrante da história de sucesso de Springsteen, tendo sido neste modelo, adquirido a 21 de maio de 1975 por 2.000 dólares, que o cantautor escreveu algumas das letras que se tornaram mais famosas no seu vasto repertório, como a emblemática ‘Born to Run’ ou a igualmente carismática ‘Thunder Road’.

O veículo foi colocado à venda pela BlindedByTheLight.com, uma organização que foi fundada por um dos seus fãs e documentalista da sua carreira, Michael Crane, endossando, além do carro, documentos como o registo de propriedade original, o seguro provisório e o definitivo da Allstate com o nome do cantor e a sua morada original.

Na lista de curiosidades relativas a este Chevy tão carismático incluem-se factos como o de ter surgido nas revistas Time e Newsweek Magazine (em ambas na página 57) ou o de ter estado em exposição entre os meses de outubro de 2008 e janeiro de 2010 no Rock n’Roll Hall of Fame Annex na cidade de Nova Iorque, tendo passado depois para um evento do mesmo género em Cleveland, mas aqui dedicado ao cantor.

Quanto à razão da venda do Bel Air, Springsteen sempre apontou o facto de se ter tornado num foco de atenção excessiva, motivo pelo qual o vendeu na primavera de 1976 e comprou um mais discreto Corvette de 1960 preto, o qual mantém na sua posse até aos dias de hoje.

A venda inclui, também, um livro de 80 páginas dedicado a este modelo: ‘Out in the Street: Bruce Springsteen’s 1957 Chevrolet Bel Air Convertible’.

Quanto ao carro em si, o vendedor apenas ‘tocou’ nas partes mecânica e elétrica, totalmente revistas, mas a carroçaria manteve-se da mesma forma que Springsteen a deixou. O motor foi substituído por uma unidade GM 350 feita à medida, além de o sistema de travagem também ter sido renovado. O sistema de som, por si só, tem um valor estimado de 5.000 dólares, sendo parte também das alterações levadas a cabo por Crane.