Como já é habitual no primeiro dia do mês de abril celebra-se, por toda a parte, o dia das mentiras, que dá azo à criatividade de muitos para tentarem transmitir uma mensagem convenientemente falsa. O Motor24 alinhou na mesma premissa e criou esta estória sobre as licenças dos ciclistas que, como muitos rapidamente adivinharam, não é verdade. Para os que ainda querem ler a história, podem fazê-lo nas linhas abaixo.

Os ciclistas que queiram utilizar a faixa de rodagem destinada aos automóveis terão de tirar uma licença nas câmaras municipais que lhes permita fazê-lo legalmente, passando assim a ter novos deveres na convivência com os automóveis.

Ao longo dos últimos anos, desde que a nova lei que concedeu novos direitos aos ciclistas nas estradas entrou em vigor, a coabitação entre os utilizadores destes veículos de duas rodas e os automobilistas tem sido, por vezes, pouco pacífica, com acusações mútuas de falta de respeito em fóruns públicos e até mesmo no trânsito.

Contudo, agora, foi decretada a obrigação por parte dos ciclistas de tirarem uma licença junto das autarquias, respondendo a um exame teórico sobre regras de trânsito (para verificação de conhecimentos) e de um exame prático, no qual os ciclistas candidatos à licença terão de demonstrar a sua capacidade para manobrar a bicicleta.

A licença é composta por um documento que o ciclista deverá trazer sempre consigo quando utilizar o veículo de duas rodas, podendo ser autuado pelas autoridades caso não o apresente quando requisitado, e por uma matrícula simples (combinação numérica e letras ainda por definir) que terá de estar sempre visível na parte traseira do veículo de duas rodas. A licença será apenas válida para os ciclistas com idades acima dos 18 anos, devendo também ser obtida pelos utilizadores de plataformas de ‘bikesharing’, ou seja, de partilha de bicicletas, neste caso sem a correspondente matrícula, mas apenas no formato de licença.

O custo desta licença irá rondar os 25 euros, sendo possível de ‘tirar’ num único dia. Entra em vigor a partir de hoje, 1 de abril.