De forma algo surpreendente, tanto o Opel Astra, como o Peugeot 308 falharam as cinco estrelas nos testes de segurança da Euro NCAP, embora a sua prestação nos cenários de colisão tenha sido boa, mas com reparos por parte daquele organismo que avalia a segurança dos automóveis novos lançados no velho continente.
Partilhando a mesma plataforma, a EMP2, os dois compactos da Stellantis alcançam resultados muitos semelhantes, com o Opel a registar 80% e o Peugeot 76%, com a Euro NCAP a destacar que ambos falham ao não contarem com airbag central como medida de proteção cada vez mais comum nos automóveis modernos.
Também de acordo com a Euro NCAP, os dois automóveis contam com bastantes tecnologias de segurança e de assistência à condução, mas “não incluem alguns dos mais recentes avanços introduzidos no mercado”.
Já sobre os automóveis testados e avaliados com cinco estrelas, todos obtiveram valores de 90% ou superiores, com bons resultados em matéria de proteção dos ocupantes adultos e crianças, com o Classe C da Mercedes-Benz a receber ainda destaque pela proteção dos peões, graças à inclusão de capot ativo. Nas tecnologias de assistência à condução, é o Volvo C40 Recharge a receber elogios.Neste âmbito, o sistema de comunicação ‘Car-to-X’ da Mercedes-Benz, opcional do serviço Mercedes me, foi também reconhecido como uma mais-valia em termos tecnológicos e de segurança, ao incrementar a segurança dos utilizadores do veículo. Este sistema recolhe informações de outros veículos para antecipar eventuais situações de perigo antes de o condutor lá chegar.
Também a Multivan, apesar do seu formato mais volumoso, foi agraciada com as cinco estrelas, acabando por não destoar muito dos outros veículos testados pela Euro NCAP.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.