Espaço e tempo são dois dos bens que concorrem entre si pela sua escassez, mas a Citroën, em parceria com algumas empresas parceiras, pretende demonstrar como no futuro, a mobilidade autónoma e partilhada pode ser a solução para os constrangimentos espaciais nas grandes urbanas e para a falta de tempo para fazer outras atividades, como exercício… enquanto vai para o trabalho.

Se é verdade que este é um Citroën que em nada se parece com um, também se pode argumentar precisamente o contrário, que está perfeitamente alinhado com a filosofia da marca de procurar soluções para problemas de mobilidade. Foi com esta mentalidade que a marca francesa do Grupo Stellantis se aliou a duas outras companhias de espetros completamente diferentes para criar uma visão de mobilidade que fosse além da simples necessidade de movimentação, uma que permitisse aproveitar o tempo despendido entre cada trajeto.

Eis a premissa por detrás do conceito ‘The Urban Collëctif’, que alia a Citroën, a cadeia de hotéis Accor e a fornecedora de mobiliário urbano JCDecaux, tirando partido das competências de cada um com o foco na reinvenção dos serviços de mobilidade, oferecendo algo mais do que os meros serviços de transporte (não tendo por ambição substituir-se a um transporte público).

“Na Citroën, olhamos para as tendências a médio e longo prazo para antecipar as expectativas e necessidades dos consumidores. Acreditamos que este novo conceito Citroën poderá redefinir o quadro das viagens urbanas: partilhado, elétrico e autónomo. Com a solução que apresentamos em parceria com a Accor e a JCDecaux, estamos a inventar a mobilidade autónoma para todos”, refere Vincent Cobée, CEO da Citroën.

A tradução concreta da visão futurista recebe a denominação Citroën Autonomous Mobility
Vision, que combina um ‘skate’ elétrico e totalmente autónomo produzido pela Citroën, com três ‘Pods’ (cápsulas, em português), em que cada uma responde a um propósito, da autoria da Accor (duas) e da JCDecaux.

A tecnologia elétrica da Citroën é aplicada num pequeno dispositivo (não raras vezes, foi-lhe dado o nome de robô) semelhante a um ‘skate’ com quatro esferas que servem de rodas, desenvolvidas em parceria com a Goodyear. O ‘skate’ incorpora também a tecnologia autónoma de Nível 5 desenvolvida ao longo dos últimos anos pela marca. Porém, atendendo ao custo ainda elevado e proibitivo da aplicação da tecnologia autónoma nos automóveis particulares, a Citroën pensa em utilizá-la noutras áreas, por exemplo, na mobilidade partilhada. Os sensores estão escondidos atrás dos logótipos da Citroën, permitindo a sua utilização em mundo real.

Cápsulas do tempo

A ideia de aproveitar o tempo em viagem (ou em modo estático, separado do próprio ‘skate’ da Citroën) foi demonstrada com três exemplos concretos, entre a comodidade dos hotéis e a funcionalidade diária. A Accor contribuiu com as suas ideias para as cápsulas ‘Sofitel En Voyage’ e ‘Pullman Power Fitness’, enquanto a JCDecaux criou o ‘City Provider’.

Os primeiros dois, imaginados pela Accor, procuram inventar a “hospitalidade móvel no centro das cidades”, permitindo que todos os seus clientes, mas também os moradores da cidade, mergulhem na experiência das suas marcas, fora das paredes dos hotéis da cadeia, sempre com recurso a uma aplicação.

Para Steven Taylor, diretor de Marketing da Accor, “a apresentação dos pods ‘Sofitel En Voyage’ e ‘Pullman Power Fitness’ é mais um exemplo da nossa estratégia de hospitalidade aumentada. Estamos empenhados em tornar as nossas marcas cada vez mais visíveis e relevantes, de forma a estarmos presentes junto dos nossos clientes, para lá das suas estadias nos nossos hotéis.”

O ‘Sofitel En Voyage’ procura refletir a elegância, a cultura e a arte de viver francesas, afirmando-se como um paralelepípedo arquitetónico em vidro e marchetaria, dotado de uma atmosfera intimista. O aspeto orgânico da marchetaria da madeira, uma técnica francesa histórica, é modernizado graças à integração de novas tecnologias de ponta e corte a laser de alta precisão, de modo a criar uma carroçaria que evoca, em simultâneo, a cidade de Paris, o mobiliário francês e a costura.

Em contraponto, o emprego de vidro plano revela um interior acolhedor e refinado, em tons de veludo laranja-sangue do piso ao tejadilho. Equipado com portas deslizantes automatizadas, este ‘pod’ permitiria que dois a três passageiros se sentassem confortavelmente a bordo, com as suas bagagens num compartimento dedicado. Um ecrã interior em LED progressivo mostraria informações em tempo real: mensagens pessoais, notícias, o estado do tempo, hora de chegada, tempo de viagem.
Como toque suplementar de luxo, está incluído um bar que se abre como uma flor ao toque, oferecendo bebidas e doces, revistas, flores frescas, um sistema de som, carregadores por indução e iluminação ambiente configurável.

Para todos aqueles que se queixam da falta de tempo para o exercício, a Accor desenvolveu o ‘Pullman Power Fitness’. Implantado gradualmente nos hotéis Pullman de todo o mundo, numa rede de mais de 140 hotéis e resorts, este programa é demonstrado no ‘pod’ Pullman Power Fitness, que junta o ‘útil ao agradável’: o tempo de transporte individual e o necessário para se manter em forma. O utilizador poderia fazer desporto de uma forma independente, com o remo de um lado e a bicicleta do outro, enquanto se desloca dentro das cidades.

O pod ‘Pullman Power Fitness’ é caracterizado por uma invulgar bolha de vidro que incorpora padrões dicróicos na forma de cortinas, assumindo, desse modo, os códigos gráficos e coloridos da Pullman, com tons iridescentes de azul, roxo, rosa e verde. A privacidade do ocupante seria, assim, preservada, permitindo-lhe manter a visão do exterior.

Por dentro, um sistema de sonorização e de iluminação através de uma faixa LED configurável conjuga-se com a sonoridade para ambiente desportivo em viagem. Um treinador digital, visível num ecrã holográfico, permitiria que o utilizador fosse encorajado, obter informações sobre a sua viagem e divertir-se durante a sua sessão de cardio. Mas, nem esse esforço se perde: a energia seria recolhida para as baterias do ‘skate’ da Citroën.

Por fim, aparentemente menos vanguardista e de aspeto mais familiar, o ‘JCDecaux City Provider’ afirma-se como um misto entre paragem de autocarro e carruagem para um serviço complementar entre transportes públicos e meios de mobilidade individual. Espaçoso, permitiria albergar passageiros acompanhados de bagagem, de carrinhos de bebé ou utilizadores em cadeira de rodas (embora a altura ao solo fosse um outro desafio a superar separadamente).

Este ‘pod’ poderia oferecer aos seus ocupantes a melhor rota, entre o ponto de partida e o destino, graças à inteligência da tecnologia autónoma, permitindo otimizar o tempo enquanto observava os pontos mais emblemáticos da cidade. Mistura diferentes materiais e texturas para acomodar confortavelmente os seus passageiros – preto texturizado, alumínio em cinza acetinado, vidros fumados, mas também um visual em madeira clara e vegetação. No interior, os passageiros têm tomadas USB para carregar todos os dispositivos móveis. Dois ecrãs interativos enriquecem a experiência de mobilidade com informações e serviços úteis para planear e seguir o seu percurso, ter informação sobre a vida cultural, turística e comunitária, descobrir locais e propostas de atividades às quais a unidade pode deslocar-se, a pedido.

Tecnologia de ponta

Apesar do seu aspeto minimalista, o ‘skate’ concebido pela Citroën está repleto de tecnologia de ponta, procurando simplificar as tarefas de mobilidade, mas também superar os desafios da viagem em cidade. Assim, está apto a circular em todos os centros urbanos, em faixas dedicadas e protegidas, de modo a gerar uma mobilidade fluida e otimizada.

Tecnicamente, seria capaz de funcionar de forma contínua, ou seja, 24 horas por dia, sete dias por semana, tendo a sua bateria uma capacidade esperada para se manter em funcionamento durante 20 horas por dia. O tempo de carregamento poderia sempre variar tendo em conta que a bateria poderia ser recarregada durante momentos de paragem, fazendo-o por indução. Ou seja, essas quatro horas poderiam não ser todas de uma só vez ou, caso estivesse imobilizado durante algum tempo, sem serviço, estaria a carregar. A manobra de posicionamento dos ‘pods’ na sua área superior é rápida, levando cerca de dez segundos no processo.

a carregar vídeo

Este componente integra toda a inteligência e tecnologia que permite uma deslocação em modo autónomo e elétrico: baterias, motor elétrico e múltiplos radares. Como a sua velocidade máxima está limitada a 25 km/h, ou mesmo 5 km/h, dependendo da zona de circulação, garantiria a segurança de passageiros e transeuntes. O ‘Citroën Skate’ mede 2,60 m de comprimento, 1,60 m de largura e 51 cm de altura, variando depois as suas dimensões gerais de acordo com o ‘pod’ montado em cima.

Os pneus Eagle 360 desenvolvidos pela Goodyear assumem-se como o outro aspeto curioso deste conceito, sendo totalmente esféricos – talvez o termo pneu seja algo controverso –, uma vez que não contêm ar no seu interior, mas uma composição elástica que lhe permite ser suficientemente moldável para oferecer conforto e resistência a furos (que deixam de existir, de todo).

*Em Paris, França

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