M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Embora os leilões de clássicos da Sotheby’s estejam mais virados para vender modelos originais com historiais comprovados, há carros preparados que têm a sua própria história para contar, e pessoas que vão introduzir-se a si próprios nessa história. É o caso do Scrape, um modelo especial derivado de um Lincoln Zephyr, construído em 1998. O seu nome é apropriado, já que ele é tão baixo que pode mesmo varrer o chão.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Na verdade, o Scrape não é derivado de um Lincoln Zephyr, mas de dois. O seu proprietário original, Terry Cook, era o editor da famosa revista Hot Rod Magazine, e juntou-se ao preparador Ramsey Mosher para dar vida ao conceito. Assim, arranjaram um chassis Chevrolet, que incluía o motor 5.7 V8 com transmissão automática, e encaixaram a secção dianteira de um Zephyr de 1939 e a secção traseira de um modelo idêntico de 1941. Depois ampliaram as vias e cortaram o tejadilho para ficar mais baixo.

O volante é original, mas os bancos foram retirados de um Cadillac, enquanto elementos como o ar condicionado, direção assistida, vidros elétricos são todos modernos. Esta encomenda necessitou de 4500 horas de trabalho, mas ficou pronto em 1998, passando a participar em concursos de elegância. Tornou-se tão popular, que o Scrape até tem o seu próprio carrinho de brincar da Hot Wheels. Agora, com 5500 km e quase 20 anos, está pronto para mudar de dono.

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