M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Um Bentley demorou 22 dias a percorrer os Estados Unidos, do Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico. Pode não parecer muito impressionante, mas e se lhe dissermos que esse Bentley tem 91 anos, e que acabou de fazer uma viagem de 8000 quilómetros, só parando para os seus proprietários e pilotos comerem e dormirem. Normalmente, estes carros são tratados e como peças de museu e saem à rua muito raramente. Mas isso seria um destino inglório para um carro que é igual ao que venceu as 24 Horas de Le Mans em 1928.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O Bentley 4.5 de 1927 era conhecido por ser um modelo pesado, mas o seu motor de quatro cilindros e 16 válvulas, que debitava 130 cv, era muito moderno para a época. A caixa de velocidades requer alguma habituação, mas regra geral é fácil de manobrar. Por isso, era o carro ideal para Bill e Julie Holroyd participarem na terceira edição do Trans America Challenge. O desafio arrancou em Charleston, na Carolina do Sul, e prosseguiu pela interior da América até chegar a Seattle, mais de 8000 quilómetros depois. Pelo caminho, passou por temperaturas de 40 graus no sul do país, sobreviveu à tempestade tropical Alberta e conseguiu passar pela falta de ar dos 4300 metros de altitude da montanha Pikes Peak sem avariar o motor. Pelo caminho, passaram por Tupelo, cidade natal de Elvis Presley, onde foram entrevistados pela televisão local, e receberam uma mensagem de amigos na Suíça a dizer que os estavam a ver.

Para garantir quer tudo funcionava, Bill e Julie entregaram a preparação do carro a William Medcalf, considerado a autoridade principal em todos os modelos construídos pela Bentley antes da marca ser comprada pelo Grupo Vickers e fundida com a Rolls-Royce. Medcalf tem 22 anos de experiência na preparação destes carros, mas é fã da marca britânica desde que conduziu um Bentley clássico com 12 anos de idade. O preparador britânico conhece este exemplar intimamente, pois já o preparou para participar noutros eventos do género, incluindo o Classic Safari, o Sahara Challenge e o Rali Pequim-Paris, ao qual vai regressar no próximo ano.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.