M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Muitos carros fazem parte das lendas do cinema. Um deles é o Ford Mustang, imortalizado a nível mundial pela fantástica perseguição encetada por Steve McQueen no filme “Bullitt”, uma película de acção de 1968, e ainda hoje uma frequência recorrente nos canais especializados em cinema. Muitos foram os Mustangs transformados para ficarem iguais ao carro de McQueen. Mas o verdadeiro, há muito perdido, aparenta ter sido redescoberto.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O carro foi vendido após as filmagens, mas supostamente Steve McQueen arrependou-se da decisão, tentando, em vão, convencer o novo dono a revender-lhe o carro. Entretanto, desapareceu, até que foi reencontrado no México. Um entusiasta, Fede Garza, tem também um negócio de venda de parafusos, e estava a ajudar um cliente a restaurar um Mustang, até que reparou na placa com o n.º de chassis, 8R02S125558, usado nas filmagens de “Bullitt”.

A confirmar esta descoberta, Garza revelou que o carro tinha uma suspensão reforçada na traseira e um buraco na bagageira, que teria sido usado para a bateria que fornecia luz ao carro, já que necessitava de faróis mais fortes para as filmagens. Ironicamente, o atual dono queria transformá-lo num clone de Eleanor, o Mustang de Nicolas Cage no filme “60 Segundos”. Felizmente vai ser possível preservar o original.

Aproveite para rever a melhor perseguição automóvel da história do cinema.