M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Já sabemos que existem automóveis de sonho que nunca vamos poder comprar e conduzir. É o caso deste entusiasta japonês, conhecido no Instagram apenas como Kin-san. O seu sonho era ter um Lamborghini Miura Jota SVR, mas não sendo milionário para adquirir o raríssimo clássico italiano, resolveu pegar no que tinha mais à mão, o seu velhinho Suzuki Cara, e transformá-lo no seu carro de sonho.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O Suzuki Cara é uma versão do Autozam AZ-1, um pequeno desportivo construído pela Mazda e vendido exclusivamente no Japão, na primeira metade dos anos 90. Tinha motor traseiro e portas que se abriam ao estilo “asas de gaivota”, mas como tinha que corresponder à regulamentação keicar, tinha menos de 3,4 metros de comprimento e o motor turbo de três cilindros e 660 cc estava limitado a 64 cv. Muito longe dos 385 cv do V12 usado no Lamborghini, um modelo único criado por uma casa de tuning na Alemanha, em 1974. Baseado no Miura P400SV de 1968, aproveitou algumas das alterações introduzidas no protótipo Jota, que deveria ter sido usado numa versão de competição.

O Jota SVR, como exemplar único, foi proibido de circular nas estradas alemãs, e o seu dono acabou por vendê-lo a um colecionador japonês, que ficou com ele por quase 40 anos. Presença frequente em revistas, foi assim que foi descoberto por Kin-san, que acabou por despender uma quantia elevada de dinheiro na conversão. Não era suficiente para comprar o Lamborghini, mas dava para comprar vários Autozam. O resultado final não é mau de todo, já que Kin-san conseguiu integrar o design da secção dianteira e do capô do Miura no modelo japonês. E até instalou a asa traseira igual à que estava disponível no Jota SVR.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.