Se gosta de autocaravanas clássicas, o primeiro modelo que lhe vem à cabeça para preparar é, como sempre, uma Volkswagen Transporter T1 ou T2, mais conhecida como “pão de forma”. Mas, temos que admitir, essa já toda a gente. Se quer marcar a diferença, é melhor ter uma “pão de forma” da marca Mercededes, como este exemplar da Mercedes O 319, de 1959, que está à venda em leilão no site de leilões da famosa casa RM Sothebys.

A Mercedes O 319 era a versão minibus da camioneta L 319, lançada em 1955. Continuou a ser produzida até 1968, e está disponível com um motor 1.8 Diesel de 43 cv, o mesmo usado 180 D, conhecido em Portugal como “Matateu”. Tal como a VW Transporter, tinha a cabine dianteira localizada sobre a dianteira do veículo, mas mantendo o motor localizado à frente.

Este exemplar foi restaurado durante 15 anos pelo seu dono anterior, um engenheiro informático algo excêntrico, e transformado numa autocaravana. O interior passou a contar com bancos em couro e uma zona traseira personalizada com cama de casal, cozinha e espaços de arrumação, bem como sistema áudio. Foi também incluído um compartimento escondido para um painel solar portátil e pneu suplente. A mecânica foi completamente modernizada, incluindo um motor turbo a gasolina, caixa automática e suspensão pneumática.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.