M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Há três tipos de automóveis clássicos que são mais apreciados. Os luxuosos como o Bugatti Atlantique, Rolls-Royce Phantom ou Mercedes 300 “Adenauer”; os desportivos como Ferrari 250 GTO, Aston Martin DB4 ou Lotus Elan; e os carros do povo de várias gerações, como o Austin Mini, Citroën 2 CV ou VW Carocha. Mas há um segmento que também tem uma identidade própria, o das carrinhas comerciais, cujas formas nem sempre foram unicamente subordinadas à função.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

É o caso deste modelo que está à venda em junho, nos leilões da Silverstone Auctions. Trata-se de uma DKW F89 L, uma carrinha de carga desenvolvida com base na berlina F89 “Master Class”, e que na versão comercial ficou conhecida como “Schnellaster”, ou “carrinha rápida”. No entanto, apesar do seu nome, não era muito rápida, pois durante a sua vida teve apenas de 700 ou 900 cc, a dois tempos, com potências de 20 e 32 cv, e a sua velocidade máxima era somente de 70 km/h. No entanto, tinha uma capacidade de carga sem rival tendo em conta que tinha menos de quatro metros de comprimento.

A DKW Schnellaster foi dos poucos veículos comerciais feitos pela Auto Union, antecessora da atual marca Audi, quando esta era subsidiária da Mercedes-Benz. Apenas 3727 unidades foram construídas, razão porque este exemplar, que foi vendido para a Rodésia em 1956, deverá ser vendido por um valor em redor das 15 mil libras (17 mil euros). Tem apenas 27 mil quilómetros no velocímetro, e dava para ser transformado num “food truck” com aspeto vintage.

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