O Ferrari F2003-GA que Michael Schumacher utilizou na temporada de 2003 para alcançar o seu sexto título mundial na Fórmula 1 foi vendido em leilão pela RM Sotheby’s por quase 15 milhões de dólares, tornando-se assim no carro de F1 mais valioso alguma vez transacionado num leilão.

O valor dos monolugares de Fórmula 1 tem vindo a aumentar de forma substancial ao longo dos últimos anos, com os 14.873.327 dólares pagos por este exemplar num leilão em Genebra, na Suíça, a baterem o valor de outro dos carros do piloto alemão, neste caso um F2001 que foi arrebatado por 7.504.000 em Nova Iorque, nos Estados Unidos, em 2017.

Esta unidade reveste-se de particular importância por ser um dos chassis vitoriosos utilizados na temporada de 2003, naquele que foi um dos títulos mais difíceis de conquistar por parte de Schumacher. O chassis número 229 obteve cinco triunfos, três pole positions e mais dois pódios, transformando-se no recordista entre os monolugares de Fórmula 1, além de ser também um dos mais valiosos entre todos os automóveis.

Proposto em condições de utilização depois de ter sido revisto em 2022 pelo departamento de competição Ferrari Formula 1 Clienti, que conserva e assiste os monolugares clássicos da marca italiana em eventos dedicados por todo o globo, este F2003-GA foi também ensaiado na pista de Fiorano pelo filho de Michael Schumacher, Mick, que é atualmente piloto da Haas na modalidade.

Fotos: Stan Papior, cedidas pela RM Sotheby’s.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.