Na década de 70, o Carry Van terá sido o primeiro monovolume da Suzuki exclusivamente elétrico, ultracompacto, muito prático e com desenho assinado por Giugiaro.

No momento em que se acelera o ritmo da caminhada rumo à mobilidade ‘zero emissões’, com os elétricos a assumirem cada vez mais o estatuto de verdadeira alternativa aos motores térmicos, contam-se 50 anos sobre a introdução daquele que é considerado o primeiro veículo familiar 100% elétrico produzido em série pela Suzuki.

O Carry Van Electric, lançado em 1970, com 2,99 metros de comprimento para cumprir a exigente legislação Kei Car japonesa, tinha o nome de código L40V, e não era mais do que uma variante do modelo com o mesmo nome, com motor de combustão. Muito procurado no Japão, pelas suas ótimas cotas habitáveis, apesar das dimensões muito contidas, o Carry era um projeto à frente do seu tempo, e não apenas por recorrer a pequeno motor de 60V com uma potência de 4,6 kW (pouco mais de 6 cv) a permitir uma velocidade máxima de 45 km/h. Utilizava uma bateria da Yuasa colocada no piso do veículo de forma a não beliscar a habitabilidade, e que permitia anunciar autonomia para 50 km elétricos.

O Suzuki Electric apresentava também na década de 70 soluções de funcionalidade que os monovolumes atuais não dispensam, como as portas laterais deslizantes para acesso facilitado ao interior.

 

 

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