Mazda no Salão de Tóquio com três MX-5… de 1990

15/12/2017

Subvertendo um pouco o que é habitual em salões automóveis, a Mazda vai levar até ao seu certame doméstico destinado ao tuning e peças, a realizar em Tóquio no mês de janeiro, três unidades restauradas do seu MX-5 original.

Estas unidades foram alvo de um restauro profundo através de um programa recentemente criado especificamente para restaurar estes roadsters de primeira geração, conhecidos pela sigla NA (atualmente, a quarta geração é a ND).

Os modelos terão cores distintas – branco, azul e vermelho -, servindo para mostrar as potencialidades deste programa na recuperação dos modelos originais para quem procura colocá-lo no seu melhor. As inscrições para este programa iniciaram-se no dia 13 de dezembro, com os proprietários a poderem inscrever o seu carro no mesmo. Com vista à máxima fidelidade no processo de recuperação, a Mazda reativou mesmo a produção de algumas das peças originais sujeitas a maior desgaste, evitando assim adaptações ou ‘recauchutagens’ de peças. Um dos componentes que foi recolocado em produção foi o tejadilho em lona, o qual está sujeito a um desgaste mais pronunciado devido aos elementos climáticos.

Além disso, o volante da Nardi, os pneus da Bridgestone e o punho da alavanca da caixa, cujo desgaste provocado pela utilização é comum, também estão a ser produzidos de novo. Por enquanto, este programa está a ser apenas direcionado ao mercado nipónico, onde existe mesmo uma certificação da autoridade rodoviária local para assegurar que o renovado MX-5 NA cumpre com os requisitos originais.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.