A 15 de agosto, num exclusivíssimo evento que integra o programa de eventos da edição deste ano da Semana do Automóvel de Monterey, vai a leilão um modelo único: o Riker Electric Car, com nada menos que 121 anos. E sem preço, para não limitar o seu potencial…

Segundo fonte da Worldwide Auctioneers, a empresa responsável pelo leilão, o histórico automóvel não foi sujeito a qualquer tipo restauro, conseguido manter-se o seu estado de conservação original ao longo de todos estes anos.

O modelo foi construído por Andrew L. Riker, um dos pioneiros da indústria nos Estados Unidos, e é uma peça de engenharia raríssima, com valor inestimável na história do automóvel. Entre os muitos feitos notáveis conta-se a Medalha de Ouro na Exposição Universal de Paris em 1900, uma das maiores e mais desejadas distinções de excelência para se atribuir a um produto na época.

O modelo esteve na família Riker até 1930, ano em que passou a integrar o espólio do Museu Henry Ford, onde permaneceu até 1985. Nesse ano foi recuperado por herdeiros da família de Riker, que decidiram agora vendê-lo em leilão, por valor base que permanece mistério, mas se adivinha… histórico.

Este belíssimo Riker de 1898 não é apenas um dos primeiros automóveis do mundo, ao lado de históricos como o Lohner Porsche, mas também um dos pioneiros no campo da eletrificação como alternativa aos combustíveis derivados do petróleo. O seu motor elétrico de 1.5 kW estava associado a uma caixa de velocidades com três relações, podendo alcançar 64 km/h de velocidade de ponta.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.