M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Poucos carros de antigamente continuam a ser considerados futuristas depois de saírem de produção. Mas há um que é uma exceção à regra. Lançado em 1974, continuou a ser produzido até 1990. E ainda hoje, em 2017, faz virar cabeças, desafia a imaginação e desperta um desejo de atingir velocidades absurdamente entusiasmantes. É o Lamborghini Countach, que pode ser seu por um milhão de euros.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Este exemplar é um da primeira série de Countach produzidos, o LP400, também conhecido como Periscopio, pelo formato do vidro traseiro. Apenas 150 foram construídos durante quatro anos, antes de darem lugar ao mais civilizado LP400S. Este exemplar, em particular, foi o 31.º construido, em 1975, e foi parar às mãos do príncipe Mansour Bin Mashal, da casa real saudita. Nos anos 80 foi encontrado por um colecionador italiano, regressando ao país de origem. Conta apenas 6000 km no livro de revisões. Está à venda no Leilão da RM Sotheby’s de Villa d’Este, Itália, com um preço esperado entre 900 mil e 1,1 milhões de euros.

Desenhado na Bertone por Marcello Gandini, o Countach ocupou o lugar do Miura, do qual recuperou o motor V12, de 3,9 litros, com 375 cv, um valor praticamente imbatível na altura para qualquer automóvel de série. Tinha apenas um metro de altura, exceto quando abria as portas em tesoura. Com apenas 1065 kg de peso, conseguia atingir 288 km/h de velocidade máxima (os 300 ainda eram uma barreira mágica nos anos 70) e chegava aos 100 km/h em 5,4 segundos.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.