Publicidade Continue a leitura a seguir

Regresso dos extintos: Como seriam hoje os automóveis de marcas já desaparecidas

Publicidade Continue a leitura a seguir

A passagem dos tempos não foi particularmente simpática para algumas das marcas automóveis que entretanto já se extinguiram – por decisões de grupo ou por problemas financeiros, algumas destas companhias cessaram a sua presença, deixando um legado de clássicos. Porém, o site Budget Direct imagina como seria o regresso à vida de alguns desses modelos, adaptados para as tendências do ano 2021.

Adotando então filosofias modernas, alguns dos mais icónicos automóveis entretanto desaparecidos regressam em formato virtual, num exercício de imaginação que envolve modelos como os Pontiac Firebird ou Shelby Cobra, embora também tenha sido imaginado um bem mais comum Daewoo Matiz.

AC Cobra

O popular roadster que marcou meados da década de 1960 prepara um regresso em formato 100% elétrico dentro em breve, mantendo a carroçaria original, mas com uma motorização moderna. Na imaginação do site Budget Direct, há uma atualização estética com formato retocado em todo o lado, destacando-se os faróis amendoados em lugar dos originais circulares.

Daewoo Matiz

Foi um dos primeiros modelos da Daewoo a invadir a Europa, envolto num formato compacto de mini-monovolume citadino que, mais tarde, viria também a ser comercializado com o símbolo da Chevrolet quando esta comprou a marca sul-coreana para expandir a sua presença na Europa (de que viria a desistir alguns anos depois). A versão moderna não fugiria muito da original, com uma frente muito arredondada que seria a sua imagem de marca.

Holden Torana

Pensado para o mercado australiano, onde a Holden comercializava os modelos da Vauxhall com o seu próprio logótipo, o Torana assumiu um papel importante na cultura automóvel local, em especial a terceira geração LX Torana SS e SL/R 5000 de 1976. Foi daqui que se partiu para imaginar a versão moderna, muito em forma de cunha e perfil de ‘hatchback’ com um visual muito agressivo.

Hudson Hornet

Os adeptos da animação ‘Cars’ saberão que o ‘Doc’ Hudson tinha um papel importante a ajudar o protagonista Faísca McQueen na sua missão. Mas também na estrada, o Hudson Hornet teve um grande impacto, com o seu baixo centro de gravidade a fazer dele um modelo de boa dinâmica para a época. A versão moderna seria uma mistura do clássico com a arte contemporânea, mantendo uma dianteira reconhecível, mas com uma secção posterior algo inspirada pelo Citroën DS. Os detalhes em cromado adicionam uma nota clássica.

Pontiac Fiero

Foi polémica a decisão da General Motors (GM) de extinguir a marca Pontiac em 2010. O Fiero chegou a ter um protótipo para uma nova geração em 1990, mas nunca chegou à produção. Lançado em 1984, o Fiero ganhou fama pelo seu estilo desportivo, recuperado e apurado para a versão moderna, com exemplo de faróis bem à vista em vez das unidades escamoteáveis que faziam parte do original.

Pontiac Firebird

Também da Pontiac, o Firebird é associado com ‘diversão’ e ‘irreverência’, sendo um modelo icónico para a marca da GM. Assim, o resultado moderno resulta num desenho tremendamente agressivo, sobretudo com a grande grelha dianteira. No capot, a saída de ar para o motor V8 manter-se-ia, como no original.

Reliant Robin

Peculiar na sua filosofia, o Reliant Robin é um triciclo britânico que se tornou no segundo modelo de carroçaria em fibra de vidro mais vendido de sempre. Com três portas e um motor de quatro cilindros em linha, o Robin era bastante peculiar, com uma das versões comerciais a ser constantemente atormentada pelo ‘Mr. Bean’, o popular personagem cómico criado por Rowan Atkinson. A versão moderna teria um aspeto de cápsula espacial, mas o charme do original não ser perderia.