M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Foi a 10 fevereiro de 1964 que o primeiro Ford Mustang saíu das linhas de montagem da marca americana em Dearborn. Esse carro está no museu da Ford em Dearborn. Se o quiser comprar, eles não vendem. Mas o segundo Ford Mustang está à venda e pode ser seu. Foi o primeiro Mustang com carroçaria coupé a ter um número de quadro, neste caso 5F07U100002, enquanto o 00001 foi um descapotável. Vai ser colocado em leilão na Mecum em maio.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

À primeira vista, e apesar da sua antiguidade, pode não parecer um Mustang muito excecional. A carroçaria coupé não é tão agressiva como a fastback que foi popularizada no filme “Bullitt”. E este exemplar ainda não tem o potente V8, tem apenas o 2.8 de seis cilindros em linha do Falcon, que debitava apenas 102 cv. Tem também uma caixa manual de três velocidades.

Mas este carro tem uma história interessante. A sua carroçaria tinha sido usada numa unidade pré-produção antes de regressar à fábrica para os trabalhadores de Dearborn a recolocarem num chassis. Este carro estava destinado para um stand da marca em Vancouver, no Canadá, onde ia servir de modelo de exposição, mas acabou por ir parar ao Yukon, numa das partes mais remotas do norte do país. Desde então, teve 14 donos, e o mais recente deles, Bob Fria manteve-o na sua posse desde 1997, tanto que se sentiu inspirado a escrever um livro, “Mustang Genesis”.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.