Comprar carros em cinco cliques: A aposta digital da SEAT

Pedro Junceiro
Pedro Junceiro
Editor Conteúdos

A SEAT irá aproveitar a sua entrada na Noruega para colocar em prática novos conceitos de distribuição, procurando tornar-se numa “referência em transformação digital” através do desenvolvimento de mecanismos de comprar continuada a pensar no cliente.

O objetivo da SEAT passa por estar onde estiverem os Clientes, adaptando-se ao seu estilo de vida e proporcionando-lhes soluções de mobilidade que se ajustem às suas necessidades. O sistema chave na distribuição passa por uma plataforma online de eCommerce, que permite aos utilizadores comprar um automóvel, 24/7 e 365 dias por ano. Ou seja, na prática, a marca catalã pretende oferecer aos seus clientes uma forma de estes comprarem um carro em cerca de dez minutos e em apenas cinco cliques na plataforma online.

Depois de escolher o modelo preferido, o cliente seleciona o nível de equipamento (FR, Xcellence ou Style), escolhe o motor, a cor, os acessórios (caso o deseje) e, por fim, conclui a operação de compra e confirma a solução financeira adequada.

Esta plataforma conta com o apoio de um centro de atendimento telefónico ao público que opera como único interlocutor, anulando a fronteira entre o departamento de vendas e o após-venda.

Wayne Griffiths, Vice-presidente de Marketing e Vendas da SEAT, assegurou que a “Noruega será uma grande aposta para a SEAT e um projeto que servirá de incubadora ao desenvolvimento de soluções para os restantes mercados”. Griffiths disse também que “a implantação da plataforma eCommerce responde à necessidade de oferecer produtos e serviços atrativos ao nosso público, 10 anos mais jovem face à média do setor”.

Os primeiros modelos a navegarem no ciberespaço norueguês serão os SEAT Ibiza e Leon, que irão acompanhados pelos SUV Ateca e Arona.

Lojas físicas que complementam a experiência digital

Apesar da aposta digital, a SEAT não abandona as lojas físicas. A marca criou os Brand Experience Centres em cidades como Oslo, Bergen e Trondheim, os quais funcionarão como centros de atendimento ao cliente, orientados para oferecer suporte local, manter uma relação regular e próxima com os consumidores, permitindo que estes possam ter um primeiro contacto com os automóveis. Além destes centros especializados, a SEAT também disponibilizará 20 pontos de assistência e 23 pontos de entrega em todo o território norueguês, para estar mais próxima dos clientes.

LEIA O NOSSO ENSAIO AO SEAT LEON ST TGI E SAIBA COMO O GNC PODE SER A ALTERNATIVA QUE PROCURA

Griffiths partilhou que “o mercado está a evoluir para novas formas de comercializar automóveis e a SEAT acredita no papel do concessionário como elemento fundamental no processo de vendas. As necessidades e exigências dos clientes estão a mudar e tanto os fabricantes como os vendedores têm que iniciar, juntos, um caminho que corresponda às exigências dos condutores.” Griffiths acrescentou ainda que “com a introdução de novas soluções de mobilidade e de conetividade no automóvel, os concessionários tornar-se-ão gradualmente plataformas de mobilidade, disponibilizando serviços como atualizações de software ou carregamento de baterias, por exemplo”.

SEAT em carsharing com a HYRE

Para assinalar esta aposta na Noruega, a SEAT fez um acordo de colaboração com a HYRE, uma plataforma de mobilidade partilhada com a qual o construtor promoverá serviços de carsharing. Esta plataforma, pensada no âmbito da economia colaborativa, baseia-se na possibilidade da partilha de automóvel entre particulares, através de uma aplicação que funciona como se fosse uma chave digital.

Com a tecnologia da HYRE, o veículo transforma-se num automóvel conectado, que pode ser desbloqueado, alugado e conduzido por um utilizador quando este o deseje, garantindo aos condutores urbanos o acesso a um automóvel sempre que precisem. Neste sentido, a SEAT chegou a acordo com a HYRE, pondo em marcha uma frota de 40 automóveis, que possibilitará, aos utilizadores noruegueses, experimentarem as viaturas e beneficiarem do serviço de carsharing.

Além da colaboração com a HYRE, a SEAT também permite a experimentação dos seus automóveis em todo o território norueguês através da rede de aluguer AVIS.