Concept da Suzuki mostra que o retro continua a ser ‘cool’

02/10/2019

A Suzuki revelou os seus concepts para o Salão de Tóquio, demonstrando com o Waku SPO um formato moderno para uma visão inspirada nos carros de antigamente.

O certame nipónico abre as suas portas a 24 de outubro (no dia de imprensa), sendo um dos locais escolhidos pelas muitas marcas asiáticas, sobretudo as nipónicas, para revelarem os seus novos modelos e apostas para o futuro em termos de mobilidade.

No caso da Suzuki, o tema para este ano é ‘Waku Waku Switch for Everyone’: Excitação para si, Excitação para todos’, que não deixa de ter uma certa aura japonesa na própria temática. A marca indica que pretende continuar a deslumbrar os seus clientes com veículos – automóveis, motociclos, cadeiras de rodas motorizadas e motores para embarcações – de todos os tipos, em preparação do seu centésimo aniversário, que terá lugar em 2020.

Assim, em grande destaque estará o Waku SPO, um Plug-in híbrido com visual a fundir elementos clássicos e modernos, para utilização diária ou para fomentar momentos de prazer ao volante. De forma curiosa, a Suzuki indica que o SPO pode ser transformado na sua carroçaria, máscara dianteira ou conteúdo do painel de instrumentos para se adequar aos interesses de cada um. Por isso, este pequeno concept de segmento A, é proposto como um modelo partilhado.

Além desse, a Suzuki terá em exposição o Hanare, um conceito de monovolume autónomo que serve como um lounge espaçoso, com base em conceitos tecnológicos como a inteligência artificial valorizando as ligações pessoais, propondo “um novo deslumbramento na posse de um carro”. A marca explica que “num futuro com maior diversificação de estilos de vida, irá ao encontro das várias utilizações e cenas ao mudar para a excitação de cada um”.

O Hanare Concept é proposto como uma sala de estar ambulante, permitindo que os ocupantes se concentrem noutras tarefas que não as de condução.

Depois, num conceito parecido com o do Jimny, é apresentando ainda o Hustler Concept, um mini crossover robusto. Não falta também um mini monovolume pensado para auxiliar na prestação de cuidados a bebés em casos de catástrofes, o Every com personalização da Combi. Este veículo permite que as mães possam cuidar dos seus bebés com maior conforto e recato.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.