O Citroën Ami, quadriciclo elétrico limitado a 45 km/h e pensado essencialmente para deslocações urbanas, foi ‘vítima’ das ambições exageradas de um condutor que tentou fazer uma das curvas mais emblemáticas de Monte Carlo a uma velocidade acima do necessário.

Pensado como um instrumento de mobilidade urbana, o Ami é um veículo elétrico acessível pensado para deslocações urbanas, podendo ser conduzido a partir dos 16 anos e sem carta graças às suas características.

Porém, num vídeo que entretanto se tornou viral na Internet, é possível ver um Ami a enfrentar o gancho do Hotel Fairmont, que faz parte do circuito de Fórmula 1 e que é também uma das curvas mais lentas de todas aquelas que compõem o calendário da modalidade.

Com pequeníssima distância entre eixos, centro de gravidade elevado e, sobretudo, suspensão mais firme com pouco curso e rodas pequenas, o Ami demonstrou que tem alguns limites, como comprova o vídeo publicado na Internet, mas sobretudo que há condutores que exageram nas suas próprias intenções.

De acordo com os relatos, foram feitas várias passagens a subir e a descer naquela curva. A subir nunca se verificaram grandes percalços, ainda que os pneus a chiar já dessem um sinal de que o esforço estava a ser demasiado, mas a descer os ‘santos’ não ajudaram e, numa das ocasiões, o Ami acabou por capotar, indo embater nos pinos de metal que protegem o passeio e no qual estavam algumas pessoas de forma casual. O veículo acabou por se imobilizar de lado, surgindo depois informações de que o condutor escapou sem danos físicos de maior, enquanto o passageiro sofreu algumas lesões na cabeça e numa mão.

Fica a ideia de que o condutor terá tentado fazer a curva sem sequer travar, o que desde logo é um ato contraproducente numa curva urbana com aquelas características.