A Euro NCAP, organismo que analisa a segurança dos novos automóveis colocados à venda na Europa, revelou os resultados de mais quatro veículos submetidos a ‘exame’ com CUPRA Formentor, Polestar 2, Renault Arkana e Lexus UX 300e a obterem as cinco estrelas que atestam a sua competência em situação de colisão.

Apesar de serem analisados agora, os automóveis da Lexus e da Renault são adicionados à lista de modelos de 2019, uma vez que são derivações de versões já existentes, o UX 300 e o Captur, respetivamente.

Assim, o Formentor e o 2 são as únicas novidades da primeira leva de automóveis analisados em 2021, com os dois modelos a registarem excelentes resultados de segurança na proteção de adultos e de crianças. No caso dos peões, o Polestar 2 destacou-se mesmo com um resultado de 80%, que é um dos melhores valores naquele item de avaliação.

Michiel van Ratingen, secretário-geral da Euro NCAP, explicou que, apesar dos 12 meses de dificuldades causadas pela pandemia de Covid-19 e pela necessidade inerente de redução de custos, a segurança dos automóveis não está a ser desvalorizada na procura de redução de gastos por parte dos construtores.

“A Europ NCAP está aqui para garantir que a segurança não é comprometida e é recompensador que estas duas marcas tenham-na posto em destaque nas suas agendas. Por agora, a segurança é central nas estratégias dos construtores e sabem que é uma área na qual os consumidores não aceitam um recuo nos padrões”, afirmou.

Regressando ao Arkana e UX 300e, o primeiro é posicionado na tabela de 2019 – com cinco estrelas e 96% de proteção dos adultos –, enquanto o segundo é adicionado na própria descrição do modelo híbrido, também testado em 2019.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.