No ambiente cada vez mais digitalizado da sociedade, a CUPRA, marca de desportivos que está agora a marcar o seu impacto no setor automóvel, tentou descobrir como apelar a uma faixa de clientes mais jovem e cada vez mais tecnológica. Além de um mundo virtual denominado ‘e-Garage no Cabo Formentor’, em alusão ao novo SUV da CUPRA, a marca irá digitalizar todas as suas áreas de negócio.

A utilização de um mundo virtual não é nova na indústria dos videojogos, mas até aqui nunca havia sido aplicada à indústria automóvel. A CUPRA inovou com uma abordagem digitalizada de um espaço comum no qual o utilizador pode passear e interagir com os outros utilizadores através de voz e chat.

Esta plataforma online, desenvolvida em conjunto com o Grupo Mediapro e a sua empresa de serviços de inovação Visyon, permite ao utilizador configurar o seu próprio ‘avatar’, o qual utilizará para todas as suas interações virtuais no mundo digital situado virtualmente na ilha que inspirou o Formentor. Naturalmente, os participantes terão acesso aos modelos da CUPRA, podendo explorar os Leon, Ateca e Formentor, mas também descobrir coleções de estilo de vida e todo o tipo de conteúdos sobre a marca. O espaço dispõe ainda de um auditório para apresentações em direto. Foi aqui que a marca decidiu efetuar a apresentação deste seu novo espaço.

“A CUPRA é uma marca contemporânea nascida no século XXI, e como nativa digital procura alavancar a tecnologia para colocar as pessoas e as emoções no centro da sua estratégia. Com os novos modelos temos a oportunidade de abordar um público mais vasto de uma forma diferente. Neste sentido, o CUPRA e-Garage no Cabo Formentor é o início da nossa jornada para criar novas experiências digitais. O objetivo é fazer desta plataforma um ponto de encontro para a Tribo CUPRA, por isso, no futuro, estará aberta a todos os nossos clientes em todo o mundo”, anunciou Antonino Labate, Diretor de Estratégia, Desenvolvimento de Negócios e Operações da CUPRA.

Novas iniciativas digitais

Durante a conferência de imprensa interativa que decorreu na plataforma virtual, os executivos da marca também avançaram alguns dos projetos da estratégia digital da CUPRA para os próximos anos.

O diretor de Marketing, Ignasi Prieto, assegurou que a marca está a trabalhar no desenvolvimento de uma plataforma de transmissão de concertos em direto onde os amantes de música possam interagir com os seus artistas favoritos e desfrutar de conteúdos exclusivos.

Além disso, outras das experiências digitais que a CUPRA preparou para os próximos meses incluí a produção de uma série de televisão centrada nos veículos desportivos, que será emitido numa plataforma de vídeo on-demand.

Ignasi Prieto também anunciou que os embaixadores da marca, como Marc ter Stegen, Mattias Ekström ou Fernando Belasteguín serão os próximos a se juntar ao mundo virtual da CUPRA, com os seus próprios avatares.

Centro de formação avançado

Noutra possibilidade criada por esta plataforma virtual, a CUPRA organizou nesta garagem virtual a sua primeira convenção CUPRA Master, no passado dia 28 de outubro. Mais de 600 CUPRA Masters de 35 países diferentes reuniram-se virtualmente para receber a formação necessária para se tornarem vendedores especializados da marca.

Como explicado pelo responsável pelo desenvolvimento da rede de concessionários e experiência do cliente, Khaled Soussi, a marca fez uso da tecnologia e da gamificação para alcançar uma experiencia de aprendizagem interativa, onde a CUPRA Masters foi capaz de aprender sobre a estratégia da marca através de especialistas da CUPRA e testar os seus conhecimentos num concurso de eliminação, tudo a partir de casa.

Depois de abrir a primeira CUPRA Garage na Europa, na cidade alemã de Hamburgo, a marca continua a criar uma rede de distribuição exclusiva com novos formatos flexíveis que vão além da concessionária tradicional. A CUPRA está a expandir a sua rede para chegar a cerca de 520 especialistas da CUPRA em todo o mundo até ao final do ano, e está em processo de recrutamento de mais CUPRA Masters.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.