Uma das fábricas mais avançadas na rede de produção da Volkswagen, a infraestrutura da Autoeuropa, em Palmela, assume hoje um pendor fundamental nas exportações nacionais, tendo ganhado ainda mais peso com o T-Roc, que se revelou um sucesso de vendas desde o seu lançamento, em 2017. No ‘berço’ do T-Roc trabalha-se no presente, mas também já se olha para o futuro.

A interação entre os trabalhadores e a componente robótica na linha de produção do T-Roc demonstra a elevada capacidade e a tecnologia avançada que é utilizada na Autoeuropa, hoje mais do que nunca de fundamental importância na Volkswagen, já que é destas instalações que sai o segundo modelo mais vendido da marca a nível europeu. O SUV compacto conquistou as preferências de muitos condutores, sendo também o mais vendido em Portugal em 2021 de entre todos os modelos da Volkswagen.

O facelift que agora está em curso e cuja produção arrancou recentemente demonstra o foco no presente, mas os responsáveis da Autoeuropa e da marca alemã são muito diretos quanto àquele que é um dos principais problemas da atualidade: a falta de chips semicondutores que obriga a guardar unidades em stock para posterior conclusão quando existirem mais chips.

A fábrica portuguesa não é exceção à tendência mundial e, após os constrangimentos causados pela pandemia de Covid-19 e, agora, pela incerteza da guerra na Ucrânia, também a falta de semicondutores para diversos sistemas eletrónicos obriga a medidas de recurso, ficando praticamente concluídos mas à espera, em parque, de um qualquer chip que ainda falte.

Em declarações aos jornalistas, o diretor geral da Autoeuropa, Thomas Hegel Günther ressalva que este “é um momento sensível mas a fábrica tem conseguido manter a produção prevista”, sendo esse um motivo de orgulho.

Com uma taxa de sucesso na produção dos veículos perto dos 100%, esta fábrica procura agora aliciar para o seu interior a produção de um novo modelo, que se tornará vital para manter aquela fábrica em funções com a mesma intensidade que hoje apresenta. Com o T-Roc já na sua segunda fase de vida, o objetivo é poder assumir a produção de um novo modelo ao longo dos próximos meses.

Esse é um objetivo assumido pelos responsáveis daquela estrutura, sendo também de vital importância para a balança comercial portuguesa. Só em 2021, foram produzidos 210.754 automóveis em Palmela, representando 1,5% do PIB nacional. O peso nas exportações foi de 5%, o que comprova a relevância da Autoeuropa.

Mas, nem só de automóveis se faz a história bem-sucedida da Autoeuropa, já que a fábrica também tem outras áreas de atuação, como na estampagem de peças para exportação e na produção de ferramentas para moldes de peças.

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