A Daimler Buses concluiu, em dezembro, a entrega de uma encomenda recorde de autocarros, com um total de 864 veículos de transporte de passageiros da marca Mercedes-Benz entregues na Área Metropolitana de Lisboa (AML) entre 2021 e 2022.

As entregas dos 864 autocarros para a AML iniciaram-se em 2021, com 111 veículos, prolongando-se até ao mês de dezembro de 2022, com particular foco nos Mercedes-Benz Conecto e Intouro, que perfizeram o maior número de entregas.

“Esta encomenda recorde de Portugal com 864 autocarros Mercedes-Benz é um sucesso incrível para a Daimler Buses e um marco para a EvoBus Portugal”, refere Mirko Sgodda, diretor de Vendas, Marketing e Serviço a Clientes da Daimler Buses.

Do total de autocarros, 633 são Conecto com piso rebaixado, havendo ainda 157 Intouro intercidades, 50 Citaro K de piso rebaixado e quatro Mercedes-Benz OC 500 em formato chassis. Adicionalmente, registam-se ainda 20 mini-autocarros baseados na Sprinter.

Estes 864 autocarros serão colocados ao serviço de seis companhias de transportes: a 154 veículos para a Alsa Todi e 710 para a Barraqueiro Transportes, enquanto líderes de um consórcio que inclui a Barraqueiro Transportes, a Scott Via, a Viação Alvorada, a Rodoviária de Lisboa e a Vimeca.

Esta renovação de frota vem assim responder às necessidades de veículos modernos e mais eficientes, com muito equipamento de nova geração, como o assistente de travagem preventiva, o sensor de pressão de penus ou o sistema de ar condicionado mais eficiente. Para os passageiros, destaque para as tomadas USB para carregar smartphones.

Quanto ao conjunto motriz destes veículos, corresponde à gama de motores OM 936 da Mercedes-Benz, com uma potência de 299 CV associada a caixa Voith Diwa 6 de conversor de binário, não faltando também um módulo de recuperação de energia de travagem para reduzir os consumos.

A região AML corresponde à capital Lisboa e a outros 18 distritos em seu redor, tendo um potencial de serviço para mais de três milhões de utentes. Os autocarros não serão utilizados, no entanto, na cidade de Lisboa, no Barreiro e em Cascais.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.