Daimler (Mercedes-Benz/smart): Pela primeira vez sem um alemão na liderança

26/09/2018

Ola Källenius já era apontado por muitos como o mais provável sucessor do atual CEO da Daimler, Dieter Zetsche, mas hoje chegou a confirmação de que o sueco será efetivamente o novo CEO do grupo germânico, que detém Mercedes-Benz e smart, entre outras marcas, já a partir de 2019.

Trata-se de um momento histórico para a companhia: pela primeira vez, terá na sua liderança um executivo de outra nacionalidade que não a alemã, assinalando ‘ventos de mudança’ para a Daimler numa era em que se prepara para abordar a eletrificação e diversificação de serviços de forma decidida.

Nascido na Suécia em 1969, Ola Källenius tem cumprido um longo percurso profissional no seio da Daimler (onde está desde 1993). Rodeando-se do ADN da Mercedes-Benz (termo que utilizou aquando da conversa com o Motor24 numa entrevista que teve lugar em abril, na Croácia), a sua experiência e visão analítica de um mercado tão multifacetado como o automóvel levam-no agora a ter uma das posições de maior destaque na companhia germânica.

Na sucessão a Zetsche, o sueco terá fortes pergaminhos a manter, já que o alemão levou a Mercedes-Benz para o topo das Premium, tendo de ser essa a sua missão primordial numa era de transformações profundas para o automóvel.

Por seu lado, Zetsche é apontado pelo Conselho de Supervisão da Daimler para o cargo de presidente do conselho de administração, devendo substituir Manfred Bischoff em 2021. Até lá, o alemão irá encetar um período de descanso por dois anos.

Zetsche, que se prepara para deixar o cargo máximo da Daimler no final de 2019, referiu que “nas diversas posições na Daimler, Ola Källenius mereceu não só o meu respeito, mas também o reconhecimento dos seus colegas”, elogiando ao mesmo tempo o “contributo para uma perspetiva internacional”.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.