Publicidade Continue a leitura a seguir

De Portugal para os EUA: Fiat Uno Turbo vendido por quase 15 mil euros

Publicidade Continue a leitura a seguir

Por mais incrível que pareça, um Fiat Uno Turbo i.e. com matrícula portuguesa foi vendido recentemente nos Estados Unidos da América por 16.800 dólares (cerca de 14.500 euros). O pequeno utilitário desportivo será uma visão certamente bastante rara nas estradas americanas.

Os automóveis clássicos vão registando um aumento de valor atendendo à sua raridade e o caso deste Uno Turbo i.e. é um bom exemplo desta tendência. Posto à venda no site de leilões americano Bring a Trailer, o Fiat Uno Turbo i.e. é um dos pequenos desportivos das décadas de 1980 e 1990 que fez grande sucesso, valendo-se de uma relação peso/potência bastante benéfica para ganhar a sua popularidade.

Com um motor 1.3 turbo, debitava 105 CV, o que é hoje um valor modesto, mas para um peso total de 845 kg, o que fazia dele um automóvel bastante ligeiro. Com tração dianteira e caixa manual de cinco velocidades, este Uno Turbo i.e. granjeou adeptos entre os mais jovens.

A unidade leiloada nos EUA foi importada em 2020, com uma quilometragem total de 202 mil quilómetros, mas antes rumar para o outro lado do Atlântico, foi submetida a uma profunda revisão mecânica e técnica. Pintado em vermelho, dispõe de teto de abrir, jantes de 13″ da Speedline, tapetes e cintos de segurança em vermelho, além de um sistema de áudio da Sony.

Além de adquirir o modelo italiano, o novo comprador levou também uma série de peças sobressalentes, como uma grelha suplementar, um turbocompressor, um painel de instrumentos, encostos de cabeça e um coletor de admissão. Não sendo um automóvel comum nos Estados Unidos, acaba por ser uma mais-valia para reparações futuras.