Os organizadores do Salão de Genebra anunciaram o cancelamento do evento que estava agendado para o período de 5 a 15 de março (com dois dias de imprensa a 3 e 4). A decisão foi tomada na sequência da proibição imposta pelo Governo local de eventos que promovam a concentração de mais de 1000 pessoas no mesmo espaço.

Ao longo dos últimos dias, com a expansão do surto de COVID-19 pela Europa, muitas vozes começaram a questionar-se sobre os riscos de organizar o Salão de Genebra, com a Organisation Internationale des Constructeurs d’Automobiles, entidade que organiza aquele evento a decidir agora o seu cancelamento a escassos dias da abertura depois de o Governo da Suíça ter proibido eventos com mais de 1000 pessoas até 15 de março.

“Lamentamos esta situação, mas a saúde de todos os integrantes e visitantes, é a nossa prioridade absoluta, bem como a dos nossos expositores. Trata-se de um caso de força maior e é um duro muito duro para os expositores que tinham feito grandes investimentos na sua presença em Genebra”, referiu Maurice Turrettini, Presidente do Conselho da Fundação, que descartou a hipótese de remarcar o evento para uma data posterior ainda em 2020.

“O salão não pode ser adiado. Não é possível, é demasiado grande e não é possível”, referiu o diretor do salão, Olivier Rihs, em declarações citadas no Automotive News Europe.

O objetivo, portanto, é que o evento volte a ser realizado em 2021, seguindo os seus trâmites normais, de acordo com a própria organização.

Recorde-se que o Salão de Genebra é o mais importante a nível mundial, representando um ponto de encontro para as principais marcas mundiais, muito embora os últimos anos tenham trazido consigo um crescente afastamento de alguns das construtores, que reorientam os seus esforços para outras áreas de marketing.