A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) lançou uma iniciativa internacional para ajudar a Save the Children, organização que tem lutado ao longo dos anos pela melhoria das condições de vida de crianças em todo o mundo. Denominada ‘stART Again’, esta iniciativa de caridade vai usar os desenhos de alguns dos mais icónicos modelos do grupo do passado para angariar dinheiro para a instituição.

Os ‘designers’ do Centro Stile da FCA utilizaram os seus desenhos como ponto de partida para a iniciativa, em resposta à campanha ‘Rewrite the Future’ (‘Reescreve o Futuro’, em português) da Save the Children, providenciando materiais e oportunidades educativas a mais de 100 mil crianças a viverem em áreas desfavorecidas de Itália. Além disso, os lucros provenientes da venda das obras de arte será doado àquela organização.

Entre os desenhos a vender estão os do novo Fiat 500, o primeiro eletrificado da FCA, do Alfa Romeo Giulia GTA, mas também os do antigo Lancia Delta Integrale, vencedor de ralis do Mundial na década de 1980. Os desenhos do Abarth 595 e do lendário Jeep Willys também estão incluídos neste portefólio de esboços a vender.

“O design reside não só na forma como um veículo é feito e aquilo que representa, mas é também um veículo para emoções. É por isso que toca tanto as crianças e jovens. Para nós, designers, que fizeram do desenho a sua profissão, a excelência na produção de um desenho torna-se num potente meio de comunicação”, afirma Klaus Busse, Diretor do FCA Centro Stile, recordando que esta é uma forma de ajudar as crianças desfavorecidas num tempo de grande incerteza e de dificuldades.

De acordo com a Save the Children, a pandemia de Covid-19 pode levar a que as crianças sofram um impacto devastador devido a perdas de rendimento familiar e também de saúde mental com a alteração das suas rotinas.

Com uma contribuição de 20€, um desenho pode ser descarregado a partir de cada site de merchandise das marcas, com os lucros a reverterem para a instituição de caridade no seu trabalho de ajuda aos mais carenciados em Itália.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.