O designer do Mazda MX-5 de primeira geração, Shunji Tanaka, faleceu aos 75 anos de idade, deixando atrás de si um legado que irá perdurar pela história do automóvel.

É praticamente impossível falar da história da Mazda sem passar pelo emblemático MX-5, o roadster mais vendido do mundo. Oficialmente apresentado em 1989, o MX-5 nasceu como uma reinterpretação dos roadsters clássicos britânicos das décadas de 1950 e 1960, aliando baixo peso a dinamismo de ponta numa visão que foi colocada no papel pelo designer Shunji Tanaka.

O anúncio da morte de Shunki Takama foi feito através da rede social Facebook por um dos seus amigos, Katsuyuki Satake, dando conta ainda de que a mesma teve lugar a 12 de dezembro, não sendo revelada a causa. Encontrar traços do percurso de Tanaka não é fácil, embora seja do conhecimento público que depois de trabalhar na Mazda, o designer passou ainda pela também japonesa Kawasaki.

O MX-5 veio demonstrar que aquele nicho de mercado tinha ainda vida, dando início a uma gama que vai hoje na sua quarta geração e que tem uma autêntica legião de fãs por todo o mundo, seja com a denominação Miata ou MX-5. O resto são números estatísticos que ‘falam’ por si: desde o seu lançamento em 1989, o MX-5 já leva mais de um milhão de unidades vendidas entre as diferentes gerações, caminhando para chegar aos dois milhões de exemplares vendidos.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.