Matt Harrison
As operações europeias da Toyota vão passar a ser lideradas por Matt Harrison, que irá suceder a Johan van Zyl como Presidente e CEO daquela divisão a partir de 1 de abril. O novo responsável terá a seu cargo uma companhia comprometida com a eletrificação e com números de vendas em crescendo após uma renovação completa da sua gama com base em novas soluções.

Van Zyl ascendeu à liderança da Toyota Motor Europe em abril de 2015, conseguindo alavancar o ritmo de inovações da marca japonesa no Velho Continente, assente num crescimento de soluções eletrificadas com destaque para os seus híbridos, numa tecnologia que tem vindo a crescer exponencialmente na sua adoção, adotadas para os SUV e compactos.

Como epílogo da sua experiência à frente da TME, o sul-africano deixa o cargo com um derradeiro galardão de grande importância para a marca, o do Carro do Ano Internacional para o novo Yaris.

Após um período bem-sucedido à frente da Toyota Motor Europe (TME), Johan van Zyl abandona o cargo de CEO e Presidente da divisão europeia.

“Aquilo que me deixa mais satisfeito é a equipa muito forte que temos na Europa. Com estas pessoas incríveis na organização europeia da Toyota, com tanto talento e paixão, não haverá qualquer disrupção na transformação em que embarcámos e não tenho dúvidas de que a Toyota se vai sair muito bem sob a liderança do Matt”, afirmou Johan van Zyl, que irá manter o seu cargo de Presidente da Toyota da África do Sul.

Para Harrison, é uma promoção algo esperada atendendo ao facto de ser o atual Vice-Presidente da TME, contando com imensa experiência na marca japonesa, à qual se juntou em 2000, então no Reino Unido. Desde então, desempenhou diversos outros cargos, tendo agora em perspetiva a supervisão do processo de transformação na Europa de “uma companhia automóvel para uma de mobilidade”, apontando a um total ambicioso de 1.4 milhões de veículos vendidos em 2024. Esta meta contará com novos modelos e novas apostas, incluindo o lançamento de dez novos elétricos, pelo menos cinco novos híbridos plug-in e a expansão dos serviços de mobilidade com a marca Kinto.