Donald Trump voltou a criticar a decisão da General Motors (GM) de cessar a produção em duas das fábricas dos EUA (a que se junta outra no Canadá), com consequente perda de empregos na reestruturação para incrementar a produção de elétricos e autónomos.

O Presidente dos EUA já havia manifestado o seu desagrado com a decisão tomada em finais de novembro pela CEO da General Motors, Mary Barra, mas em entrevista à Fox News, citada na Reuters, Trump criticou o plano da marca americana e argumentou que a transição plena para os elétricos “não vai funcionar”.

Referindo-se à estratégia da marca, o líder americano afirmou que “eles alteraram todo o modelo da General Motors. Seguiram o caminho da eletrificação total. A eletrificação total não vai funcionar… É fantástico ter uma percentagem dos seus carros como tal, mas indo para esse modelo que ela [Mary Barra, CEO da GM] está a fazer penso que é um erro”.

Descontinuando alguns modelos, como o Chevrolet Cruze ou o Volt, este último com alguma surpresa, a companhia vai cessar a produção no Ohio e no Michigan, nos EUA, e em Ontário, no Canadá.

“Dizer-me umas semanas antes do Natal que vai fechar no Ohio e no Michigan não é aceitável para mim”, acrescentou Trump, que tem tido algumas declarações polémicas quanto à eletrificação da indústria automóvel.

Além disso, no seu plano para reverter a política do anterior presidente americano, Barack Obama, Donald Trump pretende descontinuar o incentivo para a aquisição de elétricos que é concedida pelo Estado.