A questão da sobrelotação das cidades é uma realidade que muitos dos países têm vindo a enfrentar com soluções criativas, como demonstraram as autoridades chinesas da cidade montanhosa de Chongqing no momento de desenhar a linha de metro de superfície para aquela metrópole, cuja densidade populacional atinge os 8.5 milhões de habitantes.

Com pouco espaço para explanar a linha de monocarril pela densa malha urbana da cidade, a solução encontrada foi fazer passar o comboio por um conjunto de edifícios. Com efeito, a Linha 2 do Chongqing Rail Transit (CRT) atravessa o sexto piso de um bloco de apartamentos em Liziba. O edifício tem 19 andares, havendo quem habite nos mesmos. Para embarcar, basta aceder à plataforma situada entre os sexto e o oitavo pisos.

Esta foi a forma encontrada para projetar um meio de transporte rápido e simples naquela cidade constituída por muitas zonas montanhosas, habitações e por muitos rios, conjunto de características que inviabiliza a construção de uma rede subterrânea de metropolitano tradicional.

a carregar vídeo

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.