Eco-desportivo: Novo 3008 Hybrid4 da Peugeot consome 1,3 l/100 km para 300 CV

30/08/2019

Dando o pontapé de partida para a chegada da sua nova geração de híbridos Plug-in, a Peugeot anunciou que o novo 3008 GT Hybrid4 terá um consumo médio de apenas 1,3 l/100 km para emissões de 29 g/km de CO2. Estes valores foram já homologados ao abrigo da nova norma de medições WLTP, confirmando-se ainda a autonomia de 59 quilómetros em modo 100% elétrico.

Desportivo ou ecológico? A Peugeot permite ao condutor que escolha o seu modo preferido graças a um sistema híbrido Plug-in com uma potência combinada de 300 CV e quatro rodas motrizes, permitindo aceleração dos zero aos 100 km/h em 5,9 segundos (apenas com uma pessoa a bordo).

A potência total é obtida a partir da combinação de um motor PureTech de 200 CV (147 kW) com dois motores elétricos: um no eixo dianteiro, acoplado à transmissão e-EAT8, que debita 110 CV (81 kW), e outro acoplado ao eixo traseiro, com uma potência de 112 CV (83 kW). Note-se que, como sucede em muitos híbridos, a potência total declarada não é a soma dos motores, já que estes oferecem a sua potência em momentos diversos e não em combinado.

A capacidade da bateria é 13.2 kWh para uma autonomia 100% elétrica de 59 quilómetros de acordo com o protocolo de WLTP. Ao nível do carregamento, com uma Wallbox (carga acelerada com tomada de 32 amperes associada ao carregador monofásico de 7.4 kW), a carga completa pode ser feita em 1h45.

A marca denota, ainda, que dependendo das opções incluídas na configuração do veículo, poderá existir uma ligeira diferença nos valores de consumos, emissões e autonomia elétrica: 1,4 l/100 km, 32 g/km e 56 quilómetros, respetivamente.

A nova plataforma EMP2 (Efficient Modular Platform) e o novo eixo traseiro multibraços acabam por ser fundamentais na manutenção das capacidades dinâmicas e do espaço interior, ao mesmo tempo mantendo a capacidade da carga da bagageira acima do tapete.

O motor Hybrid4 está disponível apenas na versão GT com revestimentos exclusivo Alcantara Greval Grey e decorações em madeira verdadeira de carvalho envelhecido “Grey Oak”. Também conta com sistemas avançados de ajuda ao condutor (ADAS) herdados do novo PEUGEOT 508: regulador de velocidade adaptativo com função Stop & Go e ajuda à manutenção da posição na via de circulação.

A partir de outubro de 2019, o 3008 GT HYBRID4 estará disponível para encomenda em toda a Europa. Alguns meses após o lançamento deste modelo, chegará ao mercado também uma versão Hybrid com 225 CV de duas rodas motrizes, que surgirá na primavera de 2020. Esta combina um motor PureTech 180 CV com um motor elétrico de 110 CV (80kW) alojado na frente do veículo e acoplado à transmissão e-EAT 8.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.