M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A procura por mais eficiência na extração de energia a partir do vento levou uma empresa alemã a procurar por objetivos mais altos, literalmente. A central eólica de Gaildorf, na Alemanha, é agora conhecida por ser o local onde foi construída a turbina de vento mais alta do mundo, com uma altura da torre de 178 metros, enquanto o ponto mais alto da hélice ascende aos 264,5 metros.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Esta turbina é parte de um conjunto de quatro torres, todas construídas pela Max Bögl Wind (parte da MB Renewables), com altura igual ou superior a 155 metros. O projeto custou 70 milhões de euros, e deverá gerar 10.500 MWh de energia por ano, suficiente para fornecer eletricidade a mais de 1000 casas. As turbinas usam geradores de 3,4 MW, e o excesso de produção será acumulado nas baterias de água localizadas sobre a base da estrutura.

O futuro das turbinas eólicas passa pelo crescimento da altura. Está comprovado que incrementos de altitude melhoram a produção de energia em 0,5 a 1 por cento por cada metro adicional, onde os ventos são mais rápidos e estáveis, sem os mesmos obstáculos junto à superfície. A MB Renewables usa cimento pré-reforçado em várias secções para assegurar a estabilidade da estrutura.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.