M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Depois de terem sido os preferidos da indústria automóvel e do público, os motores Diesel são agora indesejados pelos legisladores e políticos, depois do escândalo Dieselgate, onde os construtores automáticos reportaram valores falsos de emissões poluentes às autoridades. Agora, começam a surgir as primeiras medidas para retirar automóveis movidos a gasóleo das cidades, com a Alemanha a tomar a dianteira.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Um tribunal de Leipzig decidiu esta semana que as cidades alemãs podem começar a criar legislação para banir os carros Diesel com efeito imediato, apesar dos construtores automóveis baseados na Alemanha terem feito lóbi contra esta medida. O juiz recomendou que fossem proibidos de entrar em cidades alemãs os automóveis que não cumprissem os critérios anti-poluição Euro 5, que entrou em vigor em 2009. No entanto, estes terão pouca vida útil e deverão ser alvo de uma proibição no próximo ano.

Deverão ser feitas exceções para residentes e para veículos comerciais ou transportes públicos. Com esta proibição, as cidades alemãs esperam poder reduzir os níveis de certos poluentes na atmosfera de modo a cumprir a legislação da União Europeia. Os motores a gasóleo emitem menos dióxido de carbono que os motores a gasolina, mas produzem quantidades superiores de nitróxidos e partículas prejudiciais à saúde. Nada menos que 28 cidades alemãs, incluindo Munique (casa da BMW) e Frankfurt, querem eliminar este perigo potencial para os cidadãos.