M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Mercedes-Benz vai começar a carros elétricos em breve, mas não se vai ficar apenas por veículos ligeiros quando for hora de deixar os combustíveis fósseis. A marca alemã já tinha lançado versões híbridas do seu autocarro Citaro, e agora o veículo de transportes públicos ganha a sua primeira variante 100 por cento elétrica.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O Citaro elétrico vai ser apresentado ao público em setembro e vai começar a ser produzido no final do ano. A Mercedes propõe um autocarro que não só tem um valor nulo de emissões poluentes como também vai ser bastante silencioso. A primeira versão do Citaro elétrico vai ter 12 metros de comprimento e um peso em vazio de 13,7 toneladas, com espaço previsto para transportar 80 passageiros ou 5,8 toneladas.

A energia é fornecida por dez módulos de baterias, cinco dos quais estão montados na traseira do autocarro, e dois no tejadilho, para uma melhor distribuição de peso e libertação de espaço para passageiros e bagagem. A capacidade dos módulos de bateria é de 243 kWh, o que lhe deve garantir uma autonomia de 150 km. A potência é fornecida por dois motores elétricos, com potência total de 340 cv, integrados diretamente no eixo traseiro.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.