Mais de 12 mil quilómetros em autonomia elétrica para ligar o ponto mais ocidental da Europa – o Cabo da Roca, ao ponto mais a norte do Continente, o Cabo Norte, na Noruega.

É este o desafio que Glória e Manolo Oliveira se propõem a realizar com o Kia Soul EV.

No total, a expedição elétrica irá atravessar 16 países ao longo de 25 dias, com uma média de 500 quilómetros diários: “Pretendemos carregar o carro durante a noite, sair cedo e, se possível, carregar mais duas vezes pelo caminho. Utilizamos algumas aplicações, das quais destacamos o Charge Maps, que nos facultam todos os carregadores da Europa, o estado em que se encontram, a disponibilidade e ainda se são dos mais rápidos ou não”, explica Manolo Oliveira.

A Soul EV European Eletric Tour é mais uma aventura do casal de experiente jornalistas que têm já no passaporte inúmeros carimbos de grandes expedições, especialmente em África. Desta vez o objetivo é sensibilizar o público para a mobilidade elétrica: “A ideia para esta viagem surgiu depois de termos feito uma peça com o Kia Soul EV, em Lisboa, chamada ‘Fomos dar uma volta de elétrico’ que consistia em interagir com o famoso elétrico nº28, da Carris. Agora, com esta iniciativa temos uma mensagem muito simples: se o Soul EV consegue ir até a Noruega, sem poluir e de forma bastante económica, imagine-se o que pode fazer no dia-a-dia no seu habitat natural que são os circuitos urbanos”, sublinha Manolo Oliveira.

Outra questão importante para viajantes de longo curso é o custo da viagem, quando comparado com combustíveis convencionais: “Podemos adiantar com alguma segurança que é cerca de 55 por cento mais barato fazer este percurso num carro elétrico.”

A iniciativa tem o apoio da Kia Portugal porque no entender de João Seabra, diretor-geral da marca em Portugal: “A Kia dispõe atualmente de uma das maiores gamas ecológicas do mercado português, entre opções elétricas, híbridas e híbridas plug-in, pelo faz todo o sentido apoiar viagens de superação como esta que se inicia:”

O Motor24 associa-se também a esta aventura e publicará crónicas regulares desta viagem elétrica que une dois extremos da Europa.

Pode ainda acompanhar a aventura em:

Instagram:

www.instagram.com/manoloexpedition

Facebook:

https://www.facebook.com/Global-Expedition-463757680358452/