M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Os grandes construtores automóveis gastam milhões no desenvolvimento de novas tecnologias para tentar atingir a melhor autonomia possível para os carros elétricos, e este valor não pára de aumentar. Mas qual será o recordista, que consegue percorrer mais quilómetros com uma única carga? Nissan LEAF? Tesla? Opel Ampera-e? Que tal um BMW usado feito com peças recicladas?
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Este BMW Série 5 antigo foi completamente reformatado pela ITAP, uma firma de reciclagem especializada no reaproveitamento de peças de aparelhos eletrónicos abandonados no lixo. A firma de Eric Lundgren demonstrou os seus conhecimentos na área reconstruindo o carro com 90 por cento de material reciclado, tendo depois estabelecendo recordes consecutivos de autonomia. Na pista de Fontana, nos Estados Unidos, com membros do Livro de Recordes do Guinness presentes, o BMW, batizado Fénix, percorreu 1608,5 km.

Lundgren queria ir mais longe, e tinha planos para ultrapassar os 1750 km. Mesmo assim, foi um grande salto em relação ao máximo anterior, em que o Fénix conseguiu percorrer 547 km, num confronto direto contra um Tesla e um Chevrolet Bolt, em que os dois carros americanos parou mas o BMW conseguia continuar. O Fénix é também mais barato que os outros dois, tendo sido construído por apenas 12.900 dólares (10.700 euros), com base em materiais reciclados e sim processo de industrialização e economias de escala.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.