Brasil também quer ter só carros elétricos na estrada

M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Depois de vários países europeus terem anunciados limites para o final da produção de automóveis com motores de combustão, também os países membros do BRIC querem seguir uma linha mais ecológica para o tráfego automóvel. Especificamente, o Brasil quer não só proibir a venda de novos automóveis com motores a gasolina, como também quer que eles sejam completamente eliminados da estrada… com exceções.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Um senador tem um projeto-lei que prevê que automóveis ligeiros possam deixar de ser vendidos com motor a gasolina em 2030, para serem completamente substituídos por motores elétricos ou com biocombustíveis até 2040. A exceção para os biocombustíveis, como biodiesel ou etanol, serve para proteger esta indústria nacional.

O projeto-lei não tem aberta uma exceção para híbridos (ainda que o senador admite a abertura para a ideia), enquanto após 2040 vai permitir que veículos oficiais ou de coleção possam circular a gasolina. Veículos pesados como camiões e autocarros não são mencionados no projeto-lei, pois vão precisar de ser substituídos de forma mais gradual.