M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Mesmo com a sociedade a substituir os seus carros equipados com motores a gasolina e Diesel por novos veículos elétricos, os governos locais das grandes cidades europeias querem continuar a evitar a circulação excessiva de automóveis nas suas cidades. As estradas e os parques de estacionamento continuam sobrecarregados por veículos que apenas transportam o condutor, pelo que cidades como Paris querem incentivar o uso da bicicleta. E a capital francesa prometeu comprar entre 10 e 20 mil bicicletas elétricas para serem usadas pelos seus cidadãos e visitantes.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O governo regional local da Île-de-France, região onde Paris está incorporada, chegou a acordo com a Fluow, uma joint venture de várias empresas, incluindo a operadora de transportes públicos Transdev e o serviço de correios La Poste, para gerir uma frota de bicicletas que vai começar a operar em setembro de 2019. Esta frota vai incluir, inicialmente, apenas 10 mil bicicletas, mas vai crescer para um total de 20 mil se o público aderir favoravelmente. O governo local pretende que o público use estas bicicletas para deslocações curtas, entre cinco e 15 quilómetros, oferecendo acesso mensal a uma bicicleta por um valor de 40 euros por mês. Se estas bicicletas fossem adquiridas pelos seus utilizadores, iriam custar 2000 euros.

Além da expansão prevista para 20 mil bicicletas elétricas, a Fluow também vai oferecer aos parisienses a possibilidade de utilizarem 500 triciclos para quem necessita de transportar compras. Todos estes veículos pensados para um uso urbano ecológico são fornecidos pela firma de aluguer de bicicletas Véligo Location, representando um investimento máximo de 111 milhões de euros durante os próximos seis anos. Atraves da Véligo, é possível ser um empregador a fazer o aluguer mensal da bicicleta, pagando 50 por cento do valor, bem como dar acesso a clientes desta marca de outras cidades que estejam de visita a Paris.