M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Não vão ser os condutores privados que vão tornar o automóvel elétrico mais acessível para todos os automobilistas. A popularização do conceito vai ser feita pela indústria dos transportes, com várias empresas de entregas a adquirirem frotas que usam a eletricidade como força motriz. Agora, mais uma empresa de transportes adere ao carro elétrico para a sua frota urbana, a Milk & More, principal distribuidora de leite do Reino Unido, que adquiriu nada menos que 200 carrinhas.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

No Reino Unido, muitas cidades ainda recebem o leite em garrafas à porta de casa, em vez de o comprarem em estabelecimentos comerciais. As garrafas vazias são colocadas à porta, recolhidas pela transportadora de leite e enchidas no dia seguinte. Como o leite é distribuído de manhã, antes das sete horas, em zonas residenciais, o silêncio dos motores elétricos é ideal para este serviço. Por isso, a Milk & More encomendou 200 carrinhas elétricas à empresa alemã StreetScooter, que já é a fornecedora da frota da Deutsche Post na Alemanha.

O modelo de carro elétrico escolhido pela Milk & More é o Work 20, o modelo mais barato da gama, com uma bateria de 20 kWh, o que lhe permite percorrer 120 km com uma única carga, suficiente para serviço urbano numa zona residencial. O Work 20 tem uma capacidade para transportar um peso máximo de 905 kg, suficiente para 860 garrafas de leite por viagem, mais alguns produtos encomendados especificamente por cada moradia. A empresa britânica antecipa um crescimento do mercado graças ao comércio online, pois já está a planear ampliar esta frota. Os custos de utilização já desceram no primeiro mês de utilização, pois cada carro elétrico é 90 por cento mais barato de utilizar, em comparação com um Diesel equivalente.

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