M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Os automóveis com motores Diesel vão ser banidos da cidade. Eventualmente, esta proibição vai ser estendida a todos os carros com este tipo de motor, mas para já são várias as cidades europeias que vão barrar o acesso aos centros da cidade aos carros Diesel mais antigos. E isto vai acontecer até mesmo em Estugarda, cidade onde estão instalados dois construtores automóveis: a Mercedes-Benz e a Porsche.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A Alemanha está a liderar o esforço para reduzir a quantidade nitróxidos e hidrocarbonetos na atmosfera das grandes cidades. Enquanto o CO2 (que é baixo na queima de gasóleo, em comparação com a gasolina) contribui apenas para o efeito de estufa, estes poluentes têm efeitos nefastos para a saúde pública, e nas cidades alemãs estão acima do máximo permitido pela União Europeia.

Em fevereiro, os tribunais decidiram que as cidades têm direito de proibir a circulação de certos tipos de automóveis. Hamburgo foi a primeira a impedir a circulação de motores Diesel que não cumpram o critério de emissões mais recente, o Euro 6. Agora, Estugarda anunciou que vai impedir os motores Diesel que não cumpram o Euro 5 de circular a partir de 2019. Esta cidade preferiu permitir a presença de veículos mais antigos pois alguns já têm tecnologia que só entrava em vigor com o Euro 6, mas não cumprem formalmente o critério legislativo mais recente. No entanto, poderá fazê-lo em 2020 caso não haja uma melhoria apreciável na qualidade do ar.

Seja como for, os motores Diesel vão desaparecer mais cedo ou mais tarde, e provavelmente não será permitido qualquer ligeiro de passageiros no centro das grandes metrópoles europeias até 2025. Para isso, vai ser necessário o incentivo da aquisição de veículos elétricos ou eletrificados, bem como renovar as frotas de transportes públicos e promover o seu uso junto da população. Fora da Alemanha, Copenhaga, capital da Dinamarca, será a primeira a banir os carros Diesel, começando em 2020.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.