Carsharing de veículos elétricos chega a Cascais

Pedro Junceiro
Pedro Junceiro
Editor Conteúdos

Integrando-se na política de mobilidade sustentável da vila de Cascais, o serviço de carsharing Hertz 24/7 City assume-se como uma nova plataforma local que permite, através de uma aplicação de smartphone, alugar veículos elétricos para viagens mais tranquilas e ecológicas.

A aplicação tem génese lusa, uma vez que se trata de uma parceria entre a Hertz Portugal e a start-up tecnológica Mobiag, alargando à vila de Cascais o seu serviço de carsharing com dois dois novos pontos de rede depois de ter já inaugurado modalidades semelhantes em Lisboa e Oeiras.

A expansão da Hertz 24/7 City para o concelho de Cascais integra-se no Projeto MobiCascais, plataforma de mobilidade integrada destinada a residentes, trabalhadores e visitantes daquele concelho. Assim, neste âmbito, os novos pontos de rede estão situados em pleno centro da vila, na Alameda Duquesa de Palmela, e no Estoril, na Av. Marginal em frente ao Casino, cada um com duas viaturas elétricas disponibilizadas para este serviço.

O aluguer das viaturas elétricas Hertz 24/7 City no concelho de Cascais terá um desconto de 15% no âmbito da parceria com a MobiCascais, que incidirá sobre o preçário do serviço: 29 cêntimos por minuto para as viaturas Renault Zoe e 33 cêntimos para os modelos BMW I3, que são até ao momento as duas únicas viaturas disponibilizadas neste serviço, podendo, no futuro, alargar-se a outros modelos.

Para utilizar este serviço, os utilizadores têm apenas de fazer o download da aplicação na App Store (iOS) ou no Google PlayStore (Android), ou ir à página https://www.hertz247city.pt/ e fazer o registo e adesão. Depois basta dirigir-se aos carros disponíveis na rede e mais próximos da sua localização, reservar a viatura pretendida, desbloquear as portas com o PIN atribuído e seguir viagem. Para concluir a reserva, o utilizador apenas tem de estacionar o carro na zona de cobertura da rede de carsharing do serviço Hertz 24/7 City e terminar a viagem através do smartphone.

O evento de apresentação deste novo serviço da Hertz contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, que voltou a destacar a importância da existência de projetos de mobilidade que melhorem a circulação e as condições ambientais. O esforço da autarquia nesta vertente tem sido bastante forte ao longo dos últimos anos, sendo de destacar o facto de propor soluções intermodais que integrem todos os meios de mobilidade, desde o automóvel ao comboio, passando ainda pelas bicicletas.

Por seu turno, António Silva, diretor geral da Hertz Portugal, mostrou-se igualmente bastante satisfeito com esta expansão do serviço para Cascais, na senda do que já havia acontecido com as localidades de Lisboa e de Oeiras, destacando as possibilidades de mobilidade que estas duas novas estações permitem para quem se quer deslocar para outros pontos da região da Grande Lisboa.

“A nossa estratégia no nosso primeiro ano com o Hertz 24/7 City é justamente estar na cintura da Grande Lisboa. Estamos no centro, estamos no aeroporto e também na Expo, além dos ‘business centres’ do Lagoas Park e Tagus Park”, referiu ao Motor24 durante o evento de apresentação deste novo serviço.