As estradas cobertas com painéis solares vão mesmo ser uma realidade. Embora o conceito já fosse conhecido das Solar Roadways, nos Estados Unidos, vai ser na China que vai surgir a primeira estrada deste género, com células fotovoltaicas colocadas no lugar do pavimento, para poder gerar energia para a zona de Shandong.

Este troço foi remodelado pelo Grupo de Desenvolvimento de Tráfego de Qilu, que instalou painéis no lugar do asfalto na auto-estrada de Jinan. Este troço tem apenas um quilómetro de comprimento, ocupando duas das três faixas, mas tem uma área total de 5874 metros quadrados, o que deverá ser suficiente para gerar um máximo de 800 kW.

A resistência dos painéis à passagem de milhares de veículos por dia, ligeiros e pesados, não será um problema. No entanto, dado que a zona de testes das Solar Roadways deixou de funcionar por falta de limpeza e manutenção, resta saber se as autoridades chinesas terão atenção a estas áreas para garantir que as células fotovoltaicas estão a funcionar todos os dias como o previsto.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.