M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A China quer tomar a dianteira na produção de automóveis elétricos, e para isso as autoridades do país asiático vão exigir que a sua indústria estandardize muitos dos componentes, incluindo a bateria, o equipamento de recarga e o consumo. Desta forma, será mais fácil planear o combate à poluição atmosférica que afeta as cidades chinesas e forçar o resto do mundo a adotar o seu padrão para veículos elétricos.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Muitas marcas chinesas estão associadas à região onde a sua fábrica está localizada, e autoridades locais têm usado medidas protecionistas para as suas indústrias face à concorrência, no que diz respeito a carros elétricos. O Governo central deverá obrigar os Governos regionais a acabar com estes sistemas, de modo a que a indústria automóvel possa crescer como um todo, facilitando o acesso do carro elétrico ao público, baixando os preços e terminando com a dependência da China no petróleo.

A estandardização de baterias também é importante a nível ecológico, pois estima-se que seja necessário reciclar 170 mil baterias usadas este ano, e isso é mais complicado quando cada marca tem o seu próprio sistema. A estandardização deste componente também vai permitir à China manter-se independente neste tipo de tecnologia. A nível local, também vai permitir às marcas cumprir os objetivos do Governo de ter 20 por cento dos carros novos equipados com motores elétricos até 2025.