Este é mais um projeto da Alstom, que tem vindo a desenvolver células de combústivel para uso em comboios. O primeiro projeto entrou em atividade o ano passado, no estado da Baixa Saxónia, na Alemanha, com o iLint, o primeiro comboio movido a hidrogénio em atividade. Agora, a empresa francesa está a preparar um projeto semelhante para a indústria britânica de caminhos-de-ferro, unindo-se ao grupo Eversholt para transformar algumas máquinas na frota do construtor britânico. O resultado final é o Breeze, um comboio feito a partir da conversão das máquinas Classe 321 já existentes, e que estarão prontas para funcionar sem poluição até 2022.
Ao usar o design 321, é possível começar a usar as células de combustível numa máquina de fiabilidade comprovada e compatível com a bitola das linhas britânicas, e acelerar o objetivo do governo britânico de acabar com as emissões poluentes no transporte ferroviário até 2040. Depois da Alemanha e do Reino Unido, a Alstom vira-se agora para a sua própria casa para o próximo projeto, com a região francesa da Occitânia a demonstrar interesse nos comboios a hidrogénio.
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