Compreendendo a importância dos carros elétricos no panorama atual, a Audi prepara uma aposta mais forte nesta tecnologia e, de forma muito específica, também tem na calha um rival para o BMW i8.

O desportivo híbrido da marca bávara, segundo da linha ecológica ‘i’, ganhou rapidamente um estatuto de modelo de culto pela sua visão de eficiência que alia motor a combustão a uma unidade elétrica para um total de 362 CV de potência, surpreendendo até a própria BMW apesar do custo elevado.

Com este facto em atenção, a Audi está empenhada em colocar na estrada um desportivo capaz de rivalizar com o i8, mas diferenciando-se pelo facto de ser um dos três modelos elétricos que a marca dos quatro anéis pretende lançar até ao final da década.

A informação foi dada à revista Auto Express pelo CEO da Audi, Rupert Stadler, que anunciou a intenção de lançar esse desportivo, mas apenas depois de um SUV totalmente elétrico e do qual já muito se tem falado nos últimos tempos, tendo mesmo sido antecipado pelo concept e-tron quattro (na galeria). A denominação desse modelo continua em aberto, mas Q6 parece estar fora de equação.

Sobre este modelo, Stadler referiu que a escolha em primeiro lugar de um SUV esteve relacionada com critérios de funcionalidade e comerciais: “Escolhemos ir pela via dos SUV porque, apesar de a arquitetura ser um pouco mais difícil porque não se tem a aerodinâmica perfeita, as pessoas gostam de se sentar em posição mais elevada e temos de respeitar a tendência crescente dos segmentos dos SUV”, referiu, afiançando ainda que o terceiro elemento, um compacto, também irá partilhar o motor elétrico de 170 CV do Volkswagen I.D., bem como a plataforma MEB.

Recorde-se que a aposta da Audi em desportivos elétricos não é nova, já que o R8 contou com versões elétricas, embora o sucesso alcançado tenha sido manifestamente pouco acabando por levar ao seu cancelamento. Contudo, com os tempos a mudarem e com a procura de veículos elétricos ou híbridos a crescer, a Audi tentará voltar à luta.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.