M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Uma bicicleta é uma forma prática de se deslocar na cidade de forma ecológica, mas não é ideal para todos os usos. Por exemplo, não se pode ir às compras nela, nem levar os filhos à escola, e quando chove gostávamos de ter uma proteção. É aí que entra em cena a Elf, uma mistura de carro e bicicleta, movido a pedais ou energia elétrica e que pode ser recarregado tanto na tomada caseira como com painéis solares.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Criada pela Organic Transit, a Elf está disponível em três variantes, Solo, 2FR e Tactical. Como o próprio nome indica, a Solo só tem um lugar, a 2FR tem dois lugares atrás, e a Tactical pode ser modificada para funções específicas, incluindo veículo policial. Seja como for, todas as variantes da Elf são personalizáveis, tanto em termos de pintura, como de extras. O equipamento de série inclui bateria solar (no tejadilho) de 100 W, bateria de iões de lítio de 48V e 11 Ah, faróis LED e travões de disco nas três rodas.

A Elf é considerada uma bicicleta na Califórnia, pelo que pode circular nas vias designadas para velocípedes. Pode percorrer cerca de 80 km só com uma carga elétrica, embora a bateria solar e os pedais permitam aumentar a quilometragem. Também é possível instalar baterias de 15 Ah. A velocidade máxima está limitada a 32 km/h, mas com os pedais esta pode ser aumentada. Também não tem problemas para fazer subidas. Com preços a começar nos 8495 dólares (7860 euros), já atingiu uma legião de fãs que fazem encontros regulares.01

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