M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Há mais uma start-up que pretende conquistar o espaço ocupado pelas tradicionais marcas automóveis, com um model 100% elétrico e um design completamente adaptado à utilização em espaços urbanos. A Eli Motors criou um veículo de dois lugares, bastante parecido (talvez até em demasia) com o Smart Fortwo, mas com o objetivo de ser mais barato e mais prático que o carro alemão.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Disponível para já através do site de crowdfunding IndieGoGo, por 10.990 dólares (9050 euros), o Eli Zero é mais pequeno que o Smart, 44 cm mais curto (2,25 metros), 28 cm mais estreito (1,38 metros) e com menos 28 cm de distância entre eixos (1,6 metros) e com menos de metade do peso (398 a 410 kg, dependendo da bateria). Mesmo assim, ainda há algum espaço bagagem.

Em termos de equipamento, o condutor beneficia de cruise control com comando intuitivo, rádio com Bluetooth, tejadilho panorâmico, sensores de estacionamento, travão anti-roubo para o motor, porta com fecho automático, abertura com deteção remota de chave e travões eletromagnéticos.

O Eli Zero está equipado com duas baterias à escolha, uma com capacidade de 6 kWh e outra de 8,3 kWh, ambas demorando cerca de quatro horas e meia a recarregar completamente. A primeira garante 85 km de autonomia, a segunda 135. O motor elétrico tem uma potência máxima de 8,8 kW (12 cv), suficiente para andar na cidade até uma velocidade de 40 km/h. Aqui já não se compara tanto ao Smart, que tem uma autonomia maior e uma velocidade apropriada para a estrada.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.